Alimentos que te ajudam a controlar a ansiedade

Se você, assim como eu é beeem ansiosa, esse post é pra você! Não sei te dizer quando essa ansiedade começou, só sei que eu não era assim. HAHAHAHA Mas como as coisas acontecem, a gente vive buscando uma forma de conviver melhor com isso, né? Seja curando ou controlando. Como não tenho nenhum diploma que comprove que eu super entendo disso, nesse post vou pelo ao menos tentar te ajudar a controlar sua ansiedade. São coisas que eu como e que dão certo.

Já pesquiso sobre isso há um tempo, afinal isso já tem um tempinho que acontece comigo, mas depois de assistir Bem Estar ontem, vi que eles falaram de alguns alimentos e pensei que isso daria um post legal pro blog. Então, vamos as dicas:

Banana: Colabora na produção de serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor e etc. Um estudo comprovou que a banana ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. A banana é rica em vitamina B6 e tem alto teor de triptofano, fatores que colaboram com a produção de serotonina, auxiliando o bem-estar. Essencial para manter a ansiedade controlada. 

Chocolate Amargo: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. Só não vale comer a barra inteira, né? O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides. O mel também contribui para a produção da substância no cérebro.

Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, “desenferrujando” o cérebro. Acho que o Popeye não sofria de ansiedade, né?

Frutas Cítricas: Apresentam vitamina C em abundância e estudos comprovaram que a vitamina C, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. 

Peixe e carne magra: Eles e ovos, leites e derivados são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Fonte: 1, 2, 3.

São pequenas mudanças no cardápio que melhora 100% nossa saúde. As vezes a gente fica quase louco atrás de médico pra saber o que a gente tem, e o que tomar pra isso passar, mas esquece que algumas coisas são mudanças de hábito ou remédios caseiros. Legal, né? Quem aí já sabia sobre isso? Me conta aqui nos comentários, tá? <3 Beijão!

Me encontre: Twitter | Instagram | Youtube | Facebook

Comente com Facebook
Marina Alessandra

Marina Alessandra

Colecionadora de sonhos, estudante de Psicologia e dona desse blog aqui. Amante de música boa, fotografia e pela escrita, compartilha tudo que acontece no seu dia a dia através de suas redes sociais e pelo blog em forma de postagens e vídeos. Gosta de abraços apertados e atualmente está em um relacionamento sério com a Netflix e uma panela de brigadeiro.
Marina Alessandra

Últimos posts por Marina Alessandra (exibir todos)

2 comments

  1. Eu adoro banana! Porque toda vez que to com azia, como uma banana e parece que diminui a queimação, sabe? Li em algum site que banana ajudava. Sei que a banana é boa para os ossos também, agora sabendo disso da ansiedade, socorro… Vou inventar de comer tudo com banana, haha! Sabia do chocolate amargo, além de ser menos calórico, ajuda a controlar. O que eu gosto do chocolate amargo é que você come uma vez e não fica naquela necessidade de comer mais chocolate, parece que satisfaz, sabe? Diferente do 100% de cacau que a gente come 1 barra e já quer mais e mais, hahaha! Não sabia do espinafre, gostei! Popeye era forte por isso, não sofria de ansiedade, era tranquilo, hahaha! Teve uma época aqui em casa que minha mãe estava comprando sacos de laranja, aí vivia fazendo suco de laranja, bebi demais e comi demais também, hahaha! Nossa, você falando de carne magra e me coloca esse salmão maravilhoso, só quero! Pena que salmão é caro, mas onde eu almoço antes de ir pro estágio, tem um prato executivo com salmão que é 19,90 hahaha! Vai ser esse mesmo o meu almoço na segunda. Adorei o post! E concordo, pequenas mudanças no nosso cardápio, ajuda muito!
    Beijos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *