5 dicas para escolher a carreira certa

 (fonte)

Aproveitando que hoje é o último dia para as inscrições para o Enem (vocês se inscreveram, né?), decidi fazer um post dando dicas, pra quem ainda tá na dúvida, para saber que carreira realmente quer seguir. E pra quem já sabe, pode até mudar de ideia. Afinal, muita gente acaba desistindo do curso pela metade porque não era realmente aquilo que queria. Quer conferir as dicas? É só ler o post até o final.

1. Relacione todas as profissões que existe em sua família. As vezes, ou por livre e espontânea pressão, acabamos fazendo aquilo que seu pai ou sua mãe querem porque eles também trabalham com tal coisa. Não faça isso! Mesmo que no começo seus pais fiquem enchendo o saco e brigando com você, eles vão aceitar mais cedo ou mais tarde. Afinal, quem vai trabalhar com isso no futuro, é você. Mas não deixe de ouvir as dicas deles.

2. Escreva de um lado as coisas que você faz por prazer, e aquelas que você faz por obrigação. Pegue qualquer folha e anote tudo o que você mais gosta de fazer e em outra, as que você faz porque é o jeito e depois faça uma comparação e procure por cursos que trabalhem em cima disso.

3. Escreva suas habilidades em que você tem facilidade e gosta de executar (inglês, cálculos, escrever…). É bem mais fácil trabalhar com aquela coisa que você tem mais facilidade. Além de trabalhar mais rápido, você não se cansa nunca. Como dizem, quem trabalha com o que gosta, nunca tem trabalho.

4. Converse com os profissionais da área em que você escolheu para saber sobre a rotina de trabalho e profissão. Se não tiver ninguém na família que trabalhe com a mesma coisa que você quer, eles devem ter algum amigo que trabalhe. Não custa nada chamar ele (ou ela) pra conversar e tirar algumas dúvidas.

5. Relacione quais as profissões que você admira. Monte uma lista com as profissões que você possa se ver trabalhando daqui uns 5/6 anos. Se não se ver, risca logo da lista.

Espero que eu possa ter ajudado vocês de alguma forma. E já sabem, qualquer dúvida é só comentar! 😉

Comente com Facebook
Marina Alessandra

Marina Alessandra

Colecionadora de sonhos, estudante de Psicologia e dona desse blog aqui. Amante de música boa, fotografia e pela escrita, compartilha tudo que acontece no seu dia a dia através de suas redes sociais e pelo blog em forma de postagens e vídeos. Gosta de abraços apertados e atualmente está em um relacionamento sério com a Netflix e uma panela de brigadeiro.
Marina Alessandra

Últimos posts por Marina Alessandra (exibir todos)

  1. Oi! Obrigada por responder a minha pergunta hehe, realmente imaginava e apenas para ter certeza, te perguntei. Olha, foram ótimas dicas! Acho que não deve existir nada pior do que cursar algo e depois não trabalhar em cima disso, é sempre bom pensar e repensar antes de começar algo, assim ter certeza do que fará.

    Sweet Teen

  2. desde nova eu tinha certeza da minha profissão!
    hoje sou super feliz sendo designer gráfico! eu fui a única na família que segui essa direção pra arte, mas todos super me apoiaram!
    beijos

  3. eu fiz minha inscrição do ENEM hoje! E graças a Deus não tive problema em escolher minha profissão, desde pequena quero ser psicóloga, mas também gosto muito de fisioterapia! Vou prestar vestibular pra esses dois cursos!

    Beijos
    osdetalhesdeumavida.blogspot.com

  4. Oi Marina, tudo bom?
    Adorei suas dicas, mas nem sempre funcionam. Por exemplo, minha família toda trabalho na mesma coisa desde, tipo, sempre. E eu não quero ser comerciante, já disse isso. O problema é que sou boa apenas em desenhar e escrever, e praticamente não existe profissão que usa isso! Eu admiro os policiais, acho que vou me alistar no exército =P

    Apesar da brincadeira eu amei o post, hehe XD
    Beijos,
    http://www.nathlambert.blogspot.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *